segunda-feira, 13 de abril de 2009

SAÚDE E SEUS FUNDAMENTOS

Por Gilberto dos Santos

Saúde

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde não ter doença não significa necessariamente ter bom estado de saúde uma vez que a saúde se baseia em três princípios essenciais que são o bem estar psicológico, o equilíbrio orgânico e a satisfação econômica que juntas mantém o equilíbrio da pessoa.
Quando perdemos o equilíbrio e nossos valores convencionais, a saúde tende a ceder espaços aos conflitos emocionais que desequilibram o organismo, que junto com as dificuldades financeiras provocam o surgimento de doenças crônicas no ser humano.
As pressões do dia-a-dia limitam as nossas emoções e a nossa saúde física abalando as nossas funções cerebrais suspendendo momentaneamente o nosso equilíbrio dando margem as evasões, agressividade, disfarces e violências retirando a sensatez e a realidade. Isto é estressante e deprimente e nos deixa pessimista.
Nossos estímulos devem ser encorajadores e que nos levem a felicidade, ao progresso próprio e coletivo. O ser otimista é saudável, feliz e participativo.
Travamos uma luta constante para mantermos o equilíbrio e nos conscientizar sobre os nossos valores em respeito à sociedade em que vivemos, sabendo sempre os nossos direitos e deveres; atuando de forma harmoniosa no nosso convívio social, pois assim sendo continuaremos o nosso caminho na escala evolutiva e equilibrada. Isto também é saúde.
A saúde psicológica nos liberta e amplia nosso campo visual de forma correta, sem distúrbios ou sombras nas imagens, e assim sendo respeitamos a vida, a nossa etnia, as emoções e nos humanizamos ainda mais.
Numa sociedade consumista os distúrbios emocionais são assustadores. O consumismo desenfreado leva o desequilíbrio das fianças, excessos de compras desnecessárias escondem distúrbios e medos que aumentam as patologias neuróticas.
Sempre pergunto as pessoas se elas sabem qual é o salário ideal, mas ninguém sabe responder. Você sabe por quê? Conhece a resposta de qual seria o ganho monetário ideal para que todos tivessem uma vida condigna? Não existe uma resposta exata, pois cada ser humano tem visão e necessidades diferentes uns dos outros; o que para uns é o suficiente, necessariamente não atende as necessidades de outrem, apesar de, por exemplo, duas pessoas recebem o mesmo salário; os custos de manutenção de suas vidas são iguais? Evidentemente que não. As pessoas vivem e gastam de acordo com aquilo que acham que devem fazer. As pessoas que tem um determinado rendimento hoje, e o considera suficiente para atender as suas necessidades; amanhã não pensará da mesma maneira, sempre achará que está faltando algo mais, e isto custa mais dinheiro. Partindo deste principio o que devemos fazer é administrar os nossos recursos, estabelecendo as metas de consumo condizente com os nossos ganhos salariais. É preciso planejar as nossas vidas, pois sem planejamento tudo fica desorganizado e sem parâmetro e dessa forma não conseguimos atingir nossas metas e objetivos. Não existe nada em nossas vidas que requer tanta pressa que não possa ser bem planejado.
Quando organizamos as nossas finanças e fazemos um planejamento dos gastos poderemos atingir mais facilmente as nossas metas pré-estabelecidas com tranquilidade, sem afetar a nossa saúde e o nosso estado de espírito.
As pessoas só conseguem melhorar as suas vidas, tanto materialmente e espiritualmente com trabalho, aprendizado constante, qualificação e determinação, não se deixando abater por dificuldades momentâneas, com diz o dito popular: “Não há bem que seja eterno, mas também não há mal que perdure.” A vida é cheia de desafios; hoje temos determinados objetivos, amanhã teremos outros, e se assim não o fosse, a cadeia evolutiva do ser humano teria parado no tempo, e os avanços que humanidade conquistou não teriam acontecido, isto em todas as áreas como a ciência, tecnologia, filosofia, economia, enfim todos os elementos que regem o nosso cotidiano.
Se quisermos crescer, é preciso ser o diferencial, e se consegue quando passamos a nos conhecer, e conhecendo o nosso potencial, saberemos fazer o melhor, e reconhecendo as nossas limitações, uma porta de possibilidades se abrirá e tudo fluirá mais rápido em nossas vidas. O que mais impede o nosso crescimento é essa crosta que nos envolve e limita as nossas ações como: “Eu não posso, não sou capaz”. Você pode não ser bom em uma coisa, mas com certeza você tem potencial em outra, é só você descobrir. Procure e achará, insista em bater a porta e vos abrirá. Não desista você sempre encontrará a saída e isto não tem idade para acontecer, qualquer tempo é tempo de você realizar seus sonhos, é por isso que temos a Universidade da 3ª Idade, é nisso que temos de pensar sempre será possível realizar algo. Siga em frente...
Jesus disse: “Deixai de estar ansiosos pelas vossas almas, quanto a que haveis de comer, quanto haveis de vestir. Pois a alma vale mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário. Notai que os corvos nem semeiam nem ceifam, e que eles não tem palheiros nem celeiro, contudo Deus os alimenta. De quanto mais valor sois vós do que as aves? Quem de vós por está ansioso pode acrescentar um côvado à duração de sua vida?
Se vós, portanto, não podeis fazer a coisa mínima, por que estais ansiosos pelas coisas remanescentes?
Notai bem como os lírios crescem; eles nem labutam nem fiam; mas eu vos digo: Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, vestia-se como um destes. Então assim Deus reveste a vegetação do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais vestirá ele ante a vós, ó vós com pouca fé. Assim, deixai de buscar o que haveis de comer e o que haveis de beber, e deixai de estar em inquietação; porque todas estas são coisas pelas quais se empenham avidamente as nações do mundo, mas vosso Pai sabe que necessitais destas coisas. Não obstante, buscai continuamente o seu reino, e essas coisas vos serão acrescentadas.”
Vós tendes exatamente tudo àquilo que necessitais para cumprir a sua trajetória. Deus te deu proporcionalmente todos os recursos necessários para os seus embates de acordo com o seu merecimento evolutivo.
Nós escolhemos a vida que temos os amigos, o trabalho, a moradia. Isso é o livre arbítrio. Se errarmos, mais tempo será necessário para que possamos evoluir.
Nossos pensamentos quantos mais puros e menos egoístas; acelera e nosso crescimento e se conhecemos o mundo que nos rodeia menos erros cometeremos, e um universo de possibilidade se abrirá.
Um ser equilibrado progride, abandona o conformismo predatório onde acha que tudo e todas estão contra ele e se transforma num ser neurótico o homem deve comandar o seu destino de maneira maleável agregando sempre metodologias inovadoras e motivadores que elevem o seu espírito e o bem estar coletivo.
A saúde se conquista por esse conjunto de fatores, que elevam a nossa qualidade de vida. Juntando a eles faça uma atividade esportiva (consulte o seu médico para que ele indique qual é a sua prática esportiva ideal para você); submeta-se a exames clínicos periódicos; faça uso de uma alimentação saudável (consulte um Nutrologista – médico especialista em alimentação) olhe uma alimentação saudável pode ser bem mais barata do que a que você está acostumado a consumir.
Para se ter uma vida longa e saudável é preciso seguir várias regras e conceitos são necessários conhecer os vários elementos que compõe o nosso dia-a-dia, pois a cada dia uma história diferente é contada e novas provas são realizadas, e vencê-las é a nossa meta, nunca se esqueça de sua capacidade de superação e de vencer obstáculos, pois o Pai nunca abandona os seus filhos, e você nunca está só, existe sempre alguém ao seu lado para te proteger e te ajudar, embora muitas vezes não percebemos. Pare, pense, olhe, observe, ali está à solução dos seus problemas, Deus sempre lhe mandará um ajudador.


Generosidade


Quando se pode fazer algo que possa ser útil ao seu semelhante, faz-se um bem maior a pessoa que realiza tal feito, do que na pessoa que a recebe, e dá um tremendo prazer
A ciência tem elementos que comprovam a eficácia que a felicidade, amizade, generosidade – todos esses sentimentos fazem bem à nossa saúde!
Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Comprovaram cientificamente a eficácia da generosidade e chegaram às seguintes conclusões:
A generosidade funciona como um remédio. Se fizermos o bem, enviaremos sinais positivos para o nervo pneumogástrico que é décimo nervo craniano. O nervo vago é um nervo misto que contém fibras aferentes somáticas (da pele da região posterior da orelha e meato acústico externo), fibras aferentes viscerais (da faringe laringe tórax e abdome) fibras eferentes parassimpáticas (para o tórax e abdome) e fibras eferentes para o músculo estriado (da laringe e faringe) um dos mais importantes do nosso corpo. Dessa forma ficamos mais calmos, reduzimos o risco de problemas cardíacos, e o nosso corpo fica mais saudável.
Os pesquisadores dizem que esse processo diminui os batimentos cardíacos e, ao mesmo tempo, cria nas pessoas uma sensação de proximidade e confiança. “A generosidade é um ótimo remédio e faz bem para a saúde”
A generosidade tem grande participação no êxito profissional. As pesquisas mostram que aqueles que são mais atenciosos com os companheiros de trabalho costumam ser respeitados e, mais facilmente, promovidos.
Os generosos têm mais chances de se tornarem grandes executivos e galgarem altos cargos. Todos aqueles fomentam o bem estar se torna mais apto para liderar o grupo. O sociólogo Robb Willer, da Universidade de Berkeley, dedica–se aos estudos sobre generosidade. Em uma determinada pesquisa, ofereceu dinheiro aos participantes e sugeriu que eles promovessem o bem comum.
A generosidade pode promover ganhos financeiros. "Aqueles que foram mais generosos na pesquisa receberam mais presentes e exerceram mais influência. Quando você junta tudo isso, descobre que há retornos materiais para quem se comporta de um jeito generoso", segundo o pesquisador Robb Willer.
A Generosidade é contagiosa. Uma pesquisa realizada na internet mostrou que aqueles que recebem presentes virtuais de estranhos são tomados por uma súbita vontade de dar presentes.
A generosidade entre pessoas social ou culturalmente distantes diminui o estresse, as doenças inerentes da nossa sociedade cada vez mais dinâmica e agitada e pode mudar o mundo para melhor
O pesquisador Rodolfo Mendoza, psicólogo da Universidade de Berkeley, estudou 50 grupos interraciais e concluiu que amizades improváveis promovem um enorme bem-estar. "Atos como esses diminuem a produção de cortisona em nosso corpo e isso nos acalma", conclui o professor.
A generosidade necessita de um aprendizado constante e começa dentro de casa. Se todos os dias olharmos em volta, e pudermos ajudar o nosso semelhante no que ele realmente necessitar podemos nos transformar em pessoas melhores e mais humanas.
De acordo com a socióloga Christine Carter, o Natal e o Réveillon são uma ótima época para exercitarmos nossa solidariedade, generosidade e praticar o bem. “Temos estudos revelando que, quando você mostra às crianças que elas podem ajudar, elas se sentem bem e querem fazer o bem outra vez”, afirma a pesquisadora.
Christine Cater diz que mesmo pessoas mais idosas podem aprender a generosidade. “Comecem com pequenos atos, coisas mínimas como abrir a porta para alguém. Isso vai te fazer mais feliz e mais saudável”, ressalta a socióloga.


Amor


O amor verdadeiro nos transforma em uma pessoa mais humana, menos egísta e branda. Ele nos faz alcançar a força sagrada e divina de Deus.
O amor faz-nos conhecer toda pureza que existe no nosso coração e desvenda os segredos mais sagrados do nosso coração, e, com esse conhecimento, podemos descobrir o intimo e os mistérios da Vida.
Mas se, pensas que o amor é só prazer, paz e felicidade, enganastes, pois da mesma forma que o amor vos coroa ele também vos crucifica. Da mesma forma que ele vos eleva ao ponto mais alto dos céus, ele também vos derruba por sobre um solo agreste e espinhoso. Conheceis as armadilhas e ele te fará conhecer a beleza de está no coração de Deus e assim ter Deus no coração.
O amor faz bem a saúde se for cultivado a todo dia, num aprendizado constante, pois o amor é renúncia, participação, convivência, perseverança o conhecimento da finalidade oculta de todas as coisas, conheceis o amor e esse amor vós libertará.
Paulo, apóstolo de Cristo disse o seguinte sobre o amor:
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que retine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; nas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.
E o amor? O amor é a mola mestre da nossa conduta, pois quem tem amor não precisa se refugiar na escuridão conhece a beleza do mundo, reconhece o grande espetáculo da natureza nos proporciona a vida é vista de outro jeito.
Quando falo de amor, falo de amor límpido e cristalino sem possessão ou castração, pois o amor não possui nem se deixa possui, ele liberta! Mas, lembre-se amar é também saber dizer “não” esse não é reflexivo não é negativo.
Sem amor a vida não tem sentido porque é através de descobrimos o sentido real da vida e descobrimos a razão da nossa existência, sem ele não teremos vida longa. Não faria sentido...


Prevenção


“Prevenir é uma palavra chave, prevenir é evitar que o pior aconteça”


“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade para quando vier os dias difíceis não fiqueis a se lamentar”. O ideal é se livrar do mal, é seguir as Leis divina as Leis de Deus, é preciso se cuidar, se preparar para a vida desde a mocidade, se assim não fizer podereis ter sérios problemas na condução de sua vida como exemplo a sua saúde tanto física como espiritual, pois as duas estão intimamente ligadas e não se separam, se você ainda não parou para pensar no mal que você causou a se mesmo não se lamente, ainda é tempo, olhe para dentro de você e descubra todo o seu potencial de renovação e de transformações que podeis realizar e renasça e assim começamos a ter qualidade e vida longa, essa é a nossa trajetória que iniciaremos agora...
Jesus ensinou a orar: “não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”, ou melhor, desvie-se do mal. Antes de cair, antes que a morte o derrube, antes de acontecer o pior, peça ajuda, previna-se, cuide-se, depois que cai depois que acontece uma tragédia é difícil levantar-se e pode ficar seqüelas. Esta é a Lei Universal: Nós colhemos aquilo que semeamos.
Um brasileiro ilustre sofria de apendicite, sentia dores e tomava analgésicos. A dor era um aviso, mas ele dizia depois eu opero. Até que o apêndice estourou, deu infecção generalizada. Aí não teve doutor nem oração que o curasse. Este é um exemplo entre milhares.
A melhor cura é a prevenção. Jesus é Mestre, e não mágico. Ele ensinou como evitar o mal, ensinou o caminho da salvação, o caminho da justiça, e as bem-aventuranças. Depois que o mal ou a doença se instala é difícil a cura ou a transformação. A função do educador é prevenir, evitar. Piada: Um babaca comprava sapato apertado e depois ficava se queixando de dores e calos nos pés. — Por que você compra sapatos apertados? É para quando eu os tirar sentir alívio nos pés! Não é o problema que entra em você, é você que procura “sarna para se coçar”
Portanto, primeiro prevenir, principalmente quando se trata de saúde. É preciso muito cuidado com alimentação saudável, fazer atividades físicas, caminhadas, higiene do corpo e da mente, bom sono, evitar o stress. Vacinar é prevenir, evitar obesidade é prevenir. Um amigo obeso conseguiu perder 37 quilos, encontrei-o andando na Av. Garibaldi e admirado exclamei: Milagre! Ele respondeu: foi o milagre da força de vontade. Dois anos de regime e exercícios diários. Eu caminho de manhã cedo e a noite todos os dias. Caminhar melhora a circulação, aumenta a capacidade respiratória, tonifica os músculos, combate a depressão e é grátis. O ferro quando fica parado no tempo enferruja e a madeira parada no tempo apodrece.
Não espere adoecer para depois se cuidar, a melhor maneira de manter uma boa saúde é prevenir. Faça um check-up anual e siga as orientações de seu médico de confiança. A cura verdadeira é educar, prevenir, conscientizar, ficar atento. Esta é a cura definitiva.
Um exemplo de falta de prevenção: O casal que não faz planejamento familiar gera mais filhos do que o seu orçamento doméstico permite; então não pode dá os cuidados necessários para o crescimento da criança como: alimentação, uma moradia condizente e educação; então essa criança vive em condições precárias, com um desenvolvimento abaixo da média e se transformam em crianças abandonada vivendo à margem da sociedade, mas toda criança tem direitos e esses direitos devem ser protegidos e preservados para que possam crescer com dignidade e ser feliz para que a frase de Pitágoras não perca o significado: "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.".
Metade da pobreza do mundo pode ser eliminada com planejamento familiar.
Outro exemplo de falta de prevenção: As mães que não vacinam seus filhos depois têm que carregar a cruz de um filho com paralisia infantil pelo resto da vida. Como diz a Campanha do Ministério da Saúde: ”Vacinando o povo, o Brasil torna-se um país livre da rubéola.”
Prevenir também é aprender a poupar. Faça uma poupança para os dias difíceis. Dizem que “Deus é brasileiro”, mas o que você pode fazer Deus não faz. “Instrui a criança no caminho certo”. É melhor educar as crianças do que consertar os adultos. Prevenção é sinal de inteligência, sinal de evolução. Não desanime, em qualquer idade a educação pode restaurar sua vida, sua alegria de viver, sua motivação e o que estiver quebrado.
Uma das coisas mais importantes que devemos ter em nossa casa e na rua onde moramos é saneamento básico.
Com saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente em que a pessoa está inserida, pois a qualidade do ar, da água e do solo também são fatores determinantes para saúde das pessoas. Basta citar como exemplo as doenças originadas de germes, bacilos, vírus, etc. que causam vários tipos de doenças.
Num passado não muito distante os nossos governantes deixavam de lado este tipo de obra eles pensavam que não renderiam votos, pois os seus feitos ficariam em baixo da terra. Ledo engano a falta de saneamento causam vários tipos de doenças e quem sofre mais são as crianças e os idosos devido a sua pouca resistência aos efeitos da infecção de vírus e bactérias. É lamentável que principalmente nos bairros periféricos esse tipo de serviço seja tão precário e a falta dele diminui a perspectiva de vida e aumenta a mortalidade infantil. Então vamos cobrar dos governantes a execução desses serviços, mas, entretanto podemos tomar algumas medidas preventiva tais como: fazer uma fossa séptica para recolhermos o nosso esgoto e assim deixar de despejar nas ruas; podemos fazer tanque para armazenar a água da chuva; mantermos nossa casa sempre limpa; não jogarmos lixo nas encostas ou lugares impróprios, afinal de contas pobreza não rima com sujeira. Saúde é um direto e dever de todos nós. Todo mundo tem que fazer o que é correto, pois todo erro necessita de um acerto.
Todas as medidas por menor que seja para evitar doenças, contribui para termos uma vida longa, saudável e feliz. Pense nisso... Onde não existe saneamento básico a vida é curta e sofrida, olhe na sua cidade, nos bairros periféricos, nos países pobres onde a total falta de infra-estrutura das cidades e dos bairros diminuem e expectativa de vida assustadoramente.


Religião e religiosidade


A paz tão sonhada, só será alcançada quando eliminarmos todos os sentimentos egoístas que habita em nosso ser espiritual e carnal. Quando deixarmos e agir e pensar, como pequenino e evoluímos através do caminho que leva ao Pai.
O homem busca através de modismo, imposições e opiniões alheias uma forma de agradar aos outros sem se importar com as conseqüências que esses atos possam causar a terceiros. “Para toda ação existe uma reação igual e contrária”. A religiosidade deve ser exercida com responsabilidade, com estudos aprofundados sobre a forma de como o Criador se manifesta nos diversos povos que habitam em nosso planeta, pois devido as varias manifestações religiosas que existem e por mais incompreensível que seja para uma determinada sociedade, necessariamente não significa que não busquem a Deus. É claro que existe desde os primórdios, o fanatismo religioso para impor a sua visão de como Deus quer que nós vivamos, e por meio disso cometem verdadeiras atrocidades com os seres humanos, e isso deve ser combatido na forma da lei e não pela intolerância, que todos nós sabem não leva a nada.
Os meios de comunicação exercem fortes influências na conduta do homem contemporâneo e assim contribuindo na sua formação moral e emocional; em função disto é preciso muita responsabilidade com a forma de utilização desses veículos de comunicação de massa, pois muitos produtos veiculados não prestam nenhum serviço de relevância que possa ser útil a população como um todo. Um dia desse Denis Hopper (ator americano), falando sobre o filme “Sem Destino”. Disse que antes daquele filme a cocaína ainda não era difundida no mundo. Isso é motivo de orgulho para um formador de opinião?
O também ator americano Robin Williams disse em um programa de TV que o Brasil só ganhou uma sede das Olimpíadas Enviar por 50 strippers e 1 / 2 quilo de pó. Esse tipo de utilização equivocada dos meios de comunicação só prestam um desserviço na formação da conduta humana, pois o homem por ser um ser ético deve levar a ética como conduta moral, e assim na condução que acentuação na caráter e da vida harmoniosa em sociedade.
A religião se destina a conduta moral e a preservação dos valores espirituais do homem. Desvendar os segredos sagrados e buscar em Deus o verdadeiro sentido da vida deve Ser a finalidade da religião. Ao invés da proibição castradora e do dogmatismo irracional, agressivo à realidade de pensamento e de opção, a religião deve favorecer a investigação em torno dos princípios fundamentais da origem da vida e que qual será o seu futuro ao lado dos princípios científicos que através da pesquisa tem obtido avanços para explicar a origem do homem e da vida.
Para melhor compreender a religião deve-se analisar o seu conteúdo a sua lógica, racionalidade, teses e propostas. Sendo assim haverá um relacionamento criativo ente crente e a fé, a religiosidade emocional e a religião. A busca incessante da liberdade interior proporciona ao homem o seu crescimento dando-lhe a capacidade de distinguir em que acredita e porque acredita, usando assim o seu senso critico, aumentado a sua necessidade de aprofundar o seus estudos aumentando os seu conhecimento, aumentado as suas possibilidades e conquistas.
A religião deve ser libertadora e não sombria e fechada com regras que castrem a evolução do individuo em busca da verdadeira vontade de Deus. A religiosidade deve aproximar o homem de Deus em toda a sua plenitude: no homem, no animal, no vegetal em toda a natureza, em todas as formas; viventes ou não, essa integração, nos liberta da solidão e do medo e a sensação de abandono e desamor é diluída pela religiosidade nos proporcionando, vida, esperança, alegria e fé. Então a vontade de Deus cresce dentro de nós, e então tomamos plena consciência de que Cristo vive em nós.
Viver 100, 200 anos depende de vários fatores que determinam a nossa longevidade. Não podemos nunca pensar que basta esse ou aquele fator, ou seja, não basta só alimentar-se bem, ter uma boa morada, ir regularmente ao médico, a vida necessita de vários elementos para que sua existência seja a melhor possível, cada ser é um universo de possibilidades e assim sendo devemos desenvolver as nossas próprias habilidades e potencial baseado no tripé: mente, corpo e espírito, certamente teremos qualidade de vida e longevidade com saúde. Isto é você quem deve descobrir, porém sempre com ajuda, pois sozinho não chegamos a lugar nenhum.

Nenhum comentário: